Coragem 28 de fevereiro de 2020 – Publicado em: Conceito

Em rápida busca se descobre que a palavra assumir significa tomar para si, avocar, apropriar-se, apresentar, exibir. É muito comum o uso pejorativo, como se quem assumisse, estivesse assumindo necessariamente um erro, uma falha de caráter, um delito. Semana passada precisamos convencer meu pai, com bem mais de 80, que pegar a estrada no volante seria arriscado.

É difícil pra qualquer um aceitar as limitações do tempo. É preciso assumir-se. Profissionalmente também demorei pra assumir, me apropriar de meu ofício. A gente experimenta diferentes áreas, mas chega uma hora que é preciso tomar pra si a profissão. Quando se faz, é um pulo perceptível, a gente se vê e passa a ser visto. E não estou me referindo somente a áreas criativas.

Vivemos a era da mentira, da imagem acima de tudo e de todos. Pessoas assumidas metem medo em gente meia boca, pode observar. Assumir-se nada tem de arrogante, pelo contrário, para tanto é preciso uma dose de humildade. Pra ser inteiro e não pela metade com toda a tua interna humanidade é preciso coragem.